Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

CAMPANHA - NOVO GAMA IPTU/2024


Everaldo Continua vivo para a política

Mesmo com o parecer desfavorável a aprovação das contas de sua gestão pelo TCM, o ex-prefeito de Novo Gama Everaldo Vidal, mostra força política, consegue maioria na Câmara e continua na vida pública rumo as eleições do próximo ano.


Diferentemente do cenário vivido nos últimos dois anos, aonde ex-prefeito Everaldo Vidal não contava com o apoio maciço na Câmara Municipal, as coisas parecem ter mudado e os ventos sopraram a seu favor, deixando aberta a possibilidade de o ex-mandatário do município almejar alçar novos vôos.

Enganava-se quem dizia que, a exemplo de Sônia Chaves (PSBD) anos atrás, Everaldo estivesse morto para a política. Em votação do parecer do Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás, emitido sobre as contas da sua gestão, o egrégio colegiado sugeriu a reprovação dessas, tendo em vista várias possíveis irregularidades, entre as quais, o famoso escândalo do suposto desvio de mais de R$ 6 milhões, em compra de materiais de limpeza. Everaldo era investigado, mas, nada provado em seu desfavor.

Agora, a Câmara Municipal em Sessão Ordinária, realizada na manhã desta segunda-feira (14) e diferentemente do que planejava o governo, dez vereadores votaram a favor da aprovação das contas do ex-prefeito, enquanto quatro reprovaram. “Foi um balde de água fria na atual gestão que contava como certa a reprovação das contas de Everaldo e tranquilidade para um futuro político. Uma derrota de proporções imensuráveis para o governo que mostrou fragilidade ao negociar com a Câmara”, disse um dos espectadores da sessão.

Há alguns dias, era sabido de que Everaldo não tinha forças o suficiente para reverter o quadro junto aos vereadores (segundo fontes, possuía apenas quatro votos no Legislativo, enquanto precisava de no mínimo dez), aonde pessoas próximas a ele já dava como encerrada sua carreira política, pelo menos pelos próximos oito anos. Mas, como se diz no futebol, “aos 48 minutos do segundo tempo e o juiz com o apito na boca prestes a encerrar o jogo”, Everaldo reverte o placar e tem sua carreira política garantida por 10X04, ou seja, dois terços dos membros do legislativo garantiram o seu futuro político.

Dos vereadores que votaram contra o parecer do TCM, apenas Ilma do Baduca é veterana na Casa de Leis. Os demais são novados no Legislativo. São eles: Celso Carvalho (PMDB), Cláudio Big Lar (PMDB), André Logos (PSDB), além de Ilma do Baduca (PSDB).  

Por sua vez, os que defenderam a aprovação das contas de Everealdo são eles: Adriano do Transporte (PSB), Cid da Meios (Prós), Pastor Cicero (PRB), Christovam Machado (PSDC), Gessivam - “BB” (PSDB), Zé Lopes (PMN), Medeiros – DEM, Neto Dantas (PTN), Pelé (PR) e Roberto de Vicentin (PCdoB).

Já o vereador Ricardo Construtor (PP), se absteve da votação.

Em análise da votação, foi notória a derrota do governo no processo, tendo em vista que Everaldo é o principal rival político de Sônia Chaves em Novo Gama, bem como o governo perde a força junto a Câmara de Vereadores, pois, entre os dez que votaram em favor de Everaldo, seis eram considerados até poucos instantes da votação, da base do governo. Com isso o Executivo sai enfraquecido politicamente e fica na certeza de que terá que negociar muito com o Legislativo para conseguir aprovar projetos de seu interesse.

Outro fato que chama a atenção na votação, é que apenas dois vereadores faziam parte da base de apoio ao ex-prefeito, dos demais, faziam parte de um dos grupos que concorreram as eleições passadas (PSDB ou PRB), ou seja, seria quase que impossível que Everaldo conquistasse a simpatia desse. Mas, o improvável aconteceu e o ex-mandatário conseguiu retirar apoio dos dois grupos, até mesmo do grupo político do partido de Sônia Chaves, ou seja, enganava-se aquele que achava que Everaldo estivesse morto para a política. “É impossível que uma pessoa que terminou recentemente o seu mandato de forma tão melancólica, sem o apoio de qualquer seguimento político, bem como do povo, conseguisse esse feito. Realmente esse moço tem a política nas veias”, comentou o comerciante José de Araújo Neto, presente na sessão.

O maior vencedor dessa batalha é Everaldo Vidal que, segundo fontes confiáveis, começará a sua caminhada visando às próximas eleições para a Câmara Estadual, podendo “melar” os planos da atual gestão em lançar candidato ou até mesmo apoiar um nome de fora.

Possível candidato para deputado estadual, Everaldo dependia apenas da aprovação das contas da sua gestão. A desaprovação pela Câmara Municipal geraria inelegibilidade.

Conforme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) é de competência das Câmaras Municipais julgarem contas de prefeitos, apesar de parecer do TCM, que se torna apenas opinativo.


Procurado para comentar a decisão da Câmara, nem Sônia Chaves, tampouco Everaldo atenderam as ligações e autorizaram representante falarem por eles. O que se sabe nesse momento que o jantar desta noite será indigesto para uns e banquete para outros.


Fonte - Agência Satélite

Nenhum comentário




Latest Articles